Molde Silicone para miniatura diecast

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Jaosan em Sab Nov 15, 2008 10:13 am

Tutorial original do Forum Jaosan Custom


Esse tutorial vai ensinar a fazer moldes para miniaturas diecast usando silicone como matéria prima, esse método tem a maior vantagem de ser muito mais barato em relação aos convercionais de aço, entretanto a limitação desse método é que é possível fazer poucas reproduções (em torno de 100 cópias por molde, se usar silicone vermelho) é número respeitável... outra restrição são os metais permitidos só os metais de fusão abaixo do 300°C...

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Primeiro vamos fazer uma face do molde para isso vamos usar uma massa de modelar infantil como suporte da primeira face, essa massa é de fácil manuseio e não reage ou cola com o silicone que vai vir por cima...


Faça valas para acomodar a matriz e peças que servirão de resevatório de metal líquido esse resevatório vai evitar que o metal resfrie dentro do molde durante o seu preenchimento.


A massa com a matriz e as varetas que farão papel de tubulação no molde.


Faça marcas profunda na massa de modelar com uma caneta, essas marcas servirão de encaixe da outra face de molde.


Passe uma cera acrílica sobre o papel cartão, a cera vai evitar que o silicone escorra sobre o papel...


Use papel cartão como parede (dê preferência a caixa de embalagem envernizado, use a face envernizada com cera para o molde) que vai receber o silicone líquido, verifique se não há bordas que possa vazar o silicone...


Vede os cantos com mais massa...


Detalhe nas peças vedadas com massa de modelar.


Mais massa para vedar os cantos de baixo...


O silicone, neste caso estamos usando o silicone azul, o mais recomendado é usar o silicone vermelho, que é mais duro e sofre menos desgaste na moldagem...


Use a mesma quantidade de catalizador...


Misture por 1 ou 2 minutos, espere alguns minutos para subir as bolhas, bata um pouco no pote para evitar que as bolhas fiquem presas nas paredes do pote...


Verta todo o silicone no recipiente, derrame num só canto para evitar que forme bolhas no molde...


Raspe o pote com uma colher plástico.


Espere pela cura, dê uma hora a mais que o recomendado pelo fabricante....


Após a cura retire a massa em volta do papel...


Retire o papel...


Vire o molde com massa de modelar e tudo para cima e retire a massa sem mexer nas peças que compõem o molde (varetas e matriz) para fazer a outra face do molde...


Algumas peças não ficam totalmente fixado corretamente, evite que aconteça isso essas peças são vitais para o molde..


As partes que foram preenchidos incorretamente com silicone devem ser retirados, use estilete ou bisturi.


Repita o mesmo processo de vedação entre o papel e o molde para evitar vazamentos de silicone, use um pouco de massa nas bordas...


Garanta que não vai ter frestas que invadam o molde...


Antes de fazer a outra face do molde, passe com um pincel vaselina industual em pasta (não use a líquida!) na superfície da primeira face do molde, ele vai evitar que o silicone grude com a outra face a ser feita. Depois de passar vaselina no 1° molde, repita o passo de verter o silicone agora você vai fazer o outro lado do molde...



Macho e fêmea do molde pronto!


Antes de derramar o metal passe com um pincel talco industrial no molde, ele vai evitar que o metal grude no silicone e vai aumentar a durabilidade do molde...


Para verter o metal no molde, use um suporte que garanta que as duas partes fiquem bem firme para evitar vazamento de metal do molde, use dois pedaços de madeira para segurar o molde como fosse um sanduiche amarrando com uma tira de borracha ou barbante...


Verte o metal rapidamente afim de evitar que o metal endureça no meio do caminho, antes de derramar o metal retire as impurezas do metal que ficam flutuando no metal derretido, essas impurezas podem prejudicar a formação da cópia...


A cópia pronta!


Retire a peça do molde, verefique se a cópia tem bolhas, se tiver bolhas....


...Fure o molde com agulha para vazar o ar, deste modo as partes que ficaram com defeito vão ser preenchidos com metal, portanto, não vai ficar bolhas na cópia durante o emoldamento...


O resultado é excelente! Rende 20 cópias por molde, não se esqueça de passar o talco no molde antes de verter o metal afim de conserva-lo..


A peça por outro ângulo...


Fotos nas páginas 14 e 15 do Photobucket

Página original: http://br.geocities.com/jaosan11/DicasCustomizacao/moldeDiecastSilicone.html

Questões levantado por: Fabiano Guedes Silva

1. Onde posso conseguir o silicone vermelho (recomendado na dica), ele é específico para moldes? Qual o nome específico dele? (Como devo procurá-lo)
2. Que metal foi usado naquele processo? (Posso usar aqueles eletrodos de solda para calhas de telhado ou solda de tubos de cobre? derretem até no fogão a gás de casa! Se não, qual tipo de metal posso usar e como encontrá-lo?
3. Como posso encontra aquele talco industrial? Pode ser substituido?
Se eu for bem sucedido na contrução das miniaturas mando as fotos pras voces e pretendo não sair mais disso pois sou um maluco por miniaturas.

Resposta:

1- O silicone vermelho pode ser encontrado em lojas de materiais de fibra de vidro, é só pedir por silicone vermelho ou silicone de maior dureza, pois o silicone azul é mole e pode derreter o molde...
aqui uma loja em SP: http://www.siquiplas.com.br/loja/
E tem esse em Guarulhos com ótimos preços: http://www.vynyartesanato.com.br

2- Parece que foi mistura de estanho e bismuto, o importante é que o metal tem que ter um ponto de fusão abaixo de 280°C Sn é o metal de soldar tubo de cobre e funde a 260°C... Esse metais pode ser encontrado em lojas de encanamento pois muitos encanadores usam para soldar tubo de cobre...

3- Talco industrial pode ser encontrado com representantes que trabalha com vulcanização. Não pode ser substituído pois é um produto específico para esse fim e tanto que esse material é o mais barato e mais fácil acessibilidade...
Essa indútria vende esse talco: https://www.grupomagnesita.com.br/magnesita/site.do?evento=x&lang=pt_BR&idConteudo=811&chPlc=811

Questão levantado pelo usuário Daniel:

caro amigo vc sabe onde eu encontro o metal pra fazer peças de reposição das miniaturas ou até novas peças?

Resp:

Tem essa siderurgia, mas tente contar outros para ver disponibilidade quanto vende mínimo, preço mais baixo etc...
Estou dando o link do Zamac mas dependendo da sua necessidade navegue na coluna da esquerda os diversos metais...

http://www.glt.com.br/produtos/zamac.asp

Espero as fotos das miniaturas, se tiver dificuldade poste suas dúvidas aqui para eu conseguir acompanhar o seu trabalhos e suas dúvidas fiquem registrados nesse mesmo tópico!
avatar
Jaosan
Rank - Jada
Rank - Jada

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/11/2008

Ver perfil do usuário http://jaosan.bravehost.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Jaosan em Sab Nov 15, 2008 8:39 pm

Minha primeira peça, a roda ficou torta mas ficou com um bom acabamento eu aacho que é culpa que deixei o molde muito apertado e deformou o molde...

Vou tentar fazer outros testes mas acho que vai dar certo....

A roda de trás foi feito no molde de silicone por gravidade o da frente por centrífuga....



de lado ele ficou torto...



De frente até que ficou bacana....


Por trás ficou ruim por que o original tava detonado....

avatar
Jaosan
Rank - Jada
Rank - Jada

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/11/2008

Ver perfil do usuário http://jaosan.bravehost.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por "Will´I´am" em Seg Nov 17, 2008 7:22 am

Sérgio, acho que molde de rodas é o ideal, pois não temos rodas disponiveis para custom
avatar
"Will´I´am"
Rank - Hotwheels
Rank - Hotwheels

Número de Mensagens : 173
Idade : 45
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 28/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Cícero Yukio Yokoya em Seg Nov 17, 2008 8:08 pm

E aí Jaosan.

Tá aceitando encomendas?

Cícero.
avatar
Cícero Yukio Yokoya
Rank - Hotwheels
Rank - Hotwheels

Número de Mensagens : 142
Idade : 47
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Data de inscrição : 30/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por arthur1981 em Ter Nov 18, 2008 1:19 am

Nossa vc é um artista! Nao nasci pra isso não... hahahah
avatar
arthur1981
Rank - Hotwheels
Rank - Hotwheels

Número de Mensagens : 138
Idade : 36
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/10/2008

Ver perfil do usuário http://www.arthurlobo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Jaosan em Qui Nov 20, 2008 8:59 pm

Mais rodas feito de chumbo usando a tecnica...




avatar
Jaosan
Rank - Jada
Rank - Jada

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/11/2008

Ver perfil do usuário http://jaosan.bravehost.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Alexandre Playmofamily em Ter Nov 25, 2008 6:03 pm

Creio que as rodas possam ser feitas de resina tambem.
É mais seguro de se trabalhar e mais fácil de encontrar a matéria prima.
Fiz várias minis, especialmente Mavericks em escala 1/24 de resina em bloco único e por força de encomendas, fiz uma dezena de moldes de rodas de diferentes tipos. Dêem uma olhada no meu site: http://playmofamily.multiply.com/
Alexandre
PLAYMOFAMILY
avatar
Alexandre Playmofamily
Rank - Maisto
Rank - Maisto

Número de Mensagens : 6
Idade : 45
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 23/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Jaosan em Qui Nov 27, 2008 4:12 pm

Alexandre Playmofamily escreveu:Creio que as rodas possam ser feitas de resina tambem.
É mais seguro de se trabalhar e mais fácil de encontrar a matéria prima.
Fiz várias minis, especialmente Mavericks em escala 1/24 de resina em bloco único e por força de encomendas, fiz uma dezena de moldes de rodas de diferentes tipos. Dêem uma olhada no meu site: http://playmofamily.multiply.com/
Alexandre
PLAYMOFAMILY

Em metal na centrífuga é muito rápido dependendo do ritmo de produção dá para fazer mais de 100 rodas em um dia na resina só dá para fazer 1 por dia...

Até em casa consegui fazer 8 rodas em 2 horas.... são as rodas de chumbo... as de zamac foi na centrifuga....
avatar
Jaosan
Rank - Jada
Rank - Jada

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/11/2008

Ver perfil do usuário http://jaosan.bravehost.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Molde Silicone para miniatura diecast

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum